Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20InternacionalMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
03:03
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Internacional→Mais de 500 mil pessoas estão passando fome em Gaza, diz monitor global.

Mais de 500 mil pessoas estão passando fome em Gaza, diz monitor global.

Quantidade de pessoas nessa condição deve ultrapassar 640 mil até o fim de setembro.

Por Jornalismo Tempo FM
22 de Agosto de 2025 às 08:34

A fome atingiu uma área da Faixa de Gaza e provavelmente se espalhará ao longo do próximo mês, determinou um monitor global da fome apoiado pela ONU nesta sexta-feira (22), uma avaliação que aumentará a pressão sobre Israel para permitir a entrada de mais ajuda humanitária no território palestino devastado pela guerra.

O sistema IPC (Classificação Integrada da Fase de Segurança Alimentar, na sigla em inglês) informou que 514 mil pessoas — quase um quarto dos palestinos em Gaza — estão passando fome, e esse número deve aumentar para 641 mil até o final de setembro.

Cerca de 280 mil dessas pessoas estão na região norte, abrangendo a Cidade de Gaza — conhecida como província de Gaza — que o IPC afirmou estar em situação de fome, sua primeira determinação desse tipo no território.

O restante está em Deir al-Balah e Khan Younis — áreas do centro e sul que o IPC projetou que estariam em situação de fome até o final do próximo mês.

Para que uma região seja classificada como em situação de fome, pelo menos 20% da população deve sofrer de extrema escassez de alimentos, com uma em cada três crianças gravemente desnutridas e duas pessoas em cada 10 mil morrendo diariamente de fome ou desnutrição e doenças.

A análise do IPC surge após o Reino Unido, Canadá, Austrália e muitos países europeus afirmarem que a crise humanitária atingiu “níveis inimagináveis” após quase dois anos de guerra entre Israel e os militantes palestinos do Hamas.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou no mês passado que muitas pessoas estavam morrendo de fome, o que o colocou em desacordo com alguns membros do seu Partido Republicano, que apoiaram firmemente a posição do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de que não havia fome.

Foto: Reuters.
Com informações de: Reuters.

Veja mais

Ceará
1.
Elmano assina regras de socorro ao tarifaço, nesta quinta-feira, 21
Turismo
2.
Alta estação de julho atrai meio milhão de turistas ao Ceará
Política Nacional
3.
Fachin é eleito presidente da Corte e Moraes assume a vice presidência
Fortaleza
4.
Vereadores aprovam cotas de emprego e moradia para pessoas em situação de rua em Fortaleza.
Saúde
5.
Esporte ajuda a aliviar sintomas de Parkinson e Alzheimer
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você