Notícias→Fortaleza→Fortaleza estuda fechar via para veículos em dias especiais
Fortaleza estuda fechar via para veículos em dias especiais
A exemplo da via de São Paulo, rua de Fortaleza terá fluxo de carros interrompido para utilização do espaço por pedestres e ciclistas
Por Jornalismo Tempo FM
27 de Agosto de 2025 às 10:06
A Prefeitura de Fortaleza estuda a possibilidade de fechar a Avenida Dom Luís para a realização de atividades de lazer em dias específicos. A informação foi revelada pelo secretário da Regional 2, Marcio Martins, em entrevista ao Diário do Nordeste nesta terça-feira (26).
O gestor afirma que o setor de mobilidade da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) já está analisando a viabilidade da ação. “Estamos vendo se em setembro ampliamos para uma reunião mais prática”, disse. “Por enquanto, é um desejo. Temos o aval do prefeito Evandro e a gente da Regional 2 tem vontade de fazer isso”, diz.
Segundo o secretário, a inspiração vem da experiência realizada em São Paulo. “Melhor modelo que a gente pode se espelhar é a Avenida Paulista”, ressalta. Fechada para veículos aos domingos, a via se torna palco de atividades culturais, passeios de bicicletas e feirinhas, por exemplo.
Atualmente, Fortaleza tem, aos domingos, o projeto Ciclofaixa de Lazer, que fecha faixas de grandes avenidas para veículos motorizados, destinando-as apenas a transportes sustentáveis, como bicicletas, skates e patins. Integram o roteiro, vias como:
Rota Leste
Av. Sebastião de Abreu Parque do Cocó Av. Pe. Antônio Tomás Av. Desembargador Moreira Av. Beira-Mar Rua Carlos Vasconcelos Cidade da Criança Rua Pinto Madeira
Rota Sul
Av. Gomes de Matos Rua Jorge Dummar Rua Mal. Deodoro Av. 13 de Maio Av. da Universidade Rua Sólon Pinheiro Cidade da Criança
Rota Oeste
Av. Domingos Olímpio Av. Bezerra de Menezes Av. Governador Parsifal Barroso
Corredor Cultural do Benfica
O fechamento de ruas para veículos com intuito de lazer já aconteceu em outros momentos em Fortaleza. Entre 2017 e 2023, a Prefeitura de Fortaleza, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), bloqueava parcialmente a Avenida da Universidade aos domingos para ações culturais e de lazer.
A iniciativa fazia parte do Corredor Cultural do Benfica, que promovia apresentações artísticas e passeios ciclísticos e culturais no bairro. A primeira edição foi realizada em 2017 e já contava com o fechamento do trânsito da Rua Paulino Nogueira.
Durante o evento, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC) ficavam presentes no trecho em frente ao campus Benfica da UFC, monitorando e orientando o fluxo.
Inspiração Paulista
Aos domingos e feriados, uma das vias mais movimentadas da cidade de São Paulo é bloqueada para o trânsito de veículos e se transforma em um espaço cultural. São realizadas feiras artesanais, apresentações culturais como de artistas de ruas, passeios ciclísticos e trânsito de pedestres.
Essa iniciativa faz parte do projeto municipal chamado Ruas Abertas, criado em 2016 pela gestão do então prefeito Fernando Haddad. O fechamento foi expandido para outras vias da cidade.
Em Fortaleza, em 2017, a vereadora de Fortaleza Eliana Gomes apresentou um projeto de indicação na Câmara Municipal que propunha o fechamento do trânsito de veículos na cidade aos domingos e feriados para a realização de atividades de esporte e lazer.
A parlamentar propôs, na época, o bloqueio da orla do município, de áreas verdes e vias da periferia pelo período das 8 horas às 17 horas dos dias de domingo. No entanto, o projeto foi arquivado na Casa Legislativa.
Foto: Thiago Gadelha Com informações do Diário do Nordeste