Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
10:14
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Ceará→Deputados aprovam criação de fundo para o Hospital da Polícia Militar

Deputados aprovam criação de fundo para o Hospital da Polícia Militar

Foi aprovado também o projeto de reestruturação da Sesa. Texto voltaram ao Plenário nesta terça-feira (02)

Por Jornalismo Tempo FM
03 de Setembro de 2025 às 10:31

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) aprovou nesta terça-feira, 2, duas mensagens do Poder Executivo, assinadas pelo governador Elmano de Freitas (PT). Um que cria um fundo para destinação de recursos para a manutenção do Hospital da Polícia Militar (HPM) e outro que reestrutura a Secretaria da Saúde (Sesa).

Os dois textos foram enviados no mês passado, mas o deputado da oposição Cláudio Pinho (PDT) solicitou vistas nas comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e na de Orçamento. Com isso, as propostas voltaram à pauta nesta terça, sendo aprovadas nas comissões e no plenário.

A proposição 14/25 altera a Lei Complementar n.º 47, de 16 de julho de 2004, que institui o Fundo de Defesa Social do Estado do Ceará (FDS) e cria o Conselho de Defesa Social do Estado do Ceará, e prevê a possibilidade de destinação destes meios ao pagamento de despesas do custeio Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, recentemente ingresso nos quadros da Sesa, para atendimento aos policiais militares.

O texto defende que a proteção à saúde dos agentes de segurança é ponto essencial para a valorização profissional. A estimativa de valores a serem repassados pelo fundo, no entanto, não foi especificada no texto do projeto.

"A iniciativa, por consequência, assegura a sustentabilidade e o pleno funcionamento desse serviço, criando condições, inclusive, para futuras expansões do equipamento em benefício das demais carreiras integrantes do sistema de segurança pública do Estado", explica a proposta.

Em maio, a Assembleia aprovou a proposta do Governo do Estado que prevê a transferência da gestão do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA) para a Polícia Militar (MPCE). Antes, a unidade era administrada pela Sesa. 

O governo apontava que, com a mudança, cerca de 70% dos atendimentos continuarão destinados à população em geral via SUS, enquanto os 30% restantes serão para atendimento especializado de policiais militares e dependentes. 

Além da Polícia Militar, a unidade deve atender familiares dos militares estaduais e servidores da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e seus dependentes. A mudança, no entanto, foi alvo de questionamentos da Defensoria Pública da Única (DPU), juntamente com o Ministério Público Federal(MPF) e o Ministério Público do Ceará(MPCE). Foram realizadas reuniões e houve a sinalização de acordo entre as partes. 

Reestruturação da Sesa


Outro projeto de autoria do Executivo, aprovado pelos deputados estaduais, foi o que promove uma mudança na estrutura administrativa da Secretaria de Saúde do Ceará. 

Ele autoriza a extinção de 46 cargos comissionados e cria outros 117 cargos em comissão para serem distribuídos aos órgãos e entidades estatais por decreto do governo. A medida específica com um quadro com a quantidade e as denominações do posto de acordo com o nível hierárquico da estrutura organizacional do órgão ou entidade.

Dentre essas extinções e criações de cargos, está a classificação como exclusão de comissionados na área de Direção de Nível Superior (DNS) e Direção e Assessoramento Superior (DAS), reorganizando os servidores. 

Foto: Junior Pio / Assembleia Legislativa
Com informações do O Povo.

Veja mais

Ceará
1.
Ceará tem apenas 2 municípios entre os 100 mais competitivos do Brasil
Fortaleza
2.
Desfile de 7 de setembro em Fortaleza provoca mudanças no trânsito; confira programação
Política Nacional
3.
PGR defende reforço de policiamento perto da casa de Bolsonaro
Economia
4.
Governo adia por dois meses recolhimento de impostos para empresas afetadas pelo tarifaço
Educação
5.
Ceará é o 4º estado com mais escolas inscritas na Olimpíada de Educação Financeira
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você