Notícias→Economia→Governo adia por dois meses recolhimento de impostos para empresas afetadas pelo tarifaço
Governo adia por dois meses recolhimento de impostos para empresas afetadas pelo tarifaço
Prazo dos vencimentos previstos para setembro e outubro foram adiados para novembro e dezembro, respectivamente.
Por Jornalismo Tempo FM
03 de Setembro de 2025 às 16:28
O Comitê Gestor do Simples Nacional anunciou, nesta quarta-feira (3), o adiamento por dois meses do prazo para pagamento de tributos de micro e pequenas empresas exportadoras atingidas pelo aumento de tarifas imposto pelos Estados Unidos. A medida foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Resolução CGSN nº 180.
Com a decisão, os tributos com vencimento em setembro passam a ter nova data limite em 21 de novembro de 2025. Já os pagamentos previstos para outubro foram prorrogados para 22 de dezembro de 2025. A prorrogação também se aplica às parcelas de débitos já parcelados junto à Receita Federal e à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), cujos novos vencimentos ficam para o último dia útil de novembro e dezembro.
Segundo o governo, a medida busca aliviar o impacto do tarifaço do presidente Donald Trump sobre empresas brasileiras. No entanto, a resolução não prevê restituição ou compensação de valores já quitados.
A regra vale apenas para empresas optantes pelo Simples Nacional, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs) no regime do Simei, que tenham registrado ao menos 5% do faturamento bruto em exportações para os Estados Unidos entre julho de 2024 e junho de 2025.
Também estão contempladas empresas fornecedoras de mercadorias a exportadoras, desde que destinadas ao mercado norte-americano.
Com informações do Diário do Nordeste. Foto: Thiago Gadelha.