Notícias→Economia→Banco Central anuncia novas regras de segurança para instituições de pagamento
Banco Central anuncia novas regras de segurança para instituições de pagamento
Novas medidas limitam Pix e TED a R$ 15 mil para instituições sem licença.
Por Jornalismo Tempo FM
05 de Setembro de 2025 às 15:00
O Banco Central (BC) anunciou nesta sexta-feira (5) um conjunto de medidas para reforçar a segurança do sistema financeiro, após denúncias de que fintechs estavam sendo usadas em esquemas de lavagem de dinheiro e ocultação de patrimônio pelo Primeiro Comando da Capital (PCC).
Uma das medidas adotadas pela autarquia foi a redução de limites de transferência via PIX e TED, quando o destinatário for uma instituição de pagamento não autorizada ou que se classificam como Prestadores de Serviços de Tecnologia da Informação (PSTIs). Nestes casos, o limite máximo passa a ser de R$ 15 mil.
Outra medida importante é a exigência de autorização prévia do Banco Central para que novas instituições ingressem no sistema financeiro. Ou seja, nenhuma empresa poderá atuar sem aprovação oficial.
As fintechs também terão que apresentar certificação técnica para poder operar, garantindo mais controle sobre sua atuação.
De acordo com o Banco Central, essas novas regras têm o objetivo de proteger os usuários, aumentar a transparência e dificultar o uso do sistema financeiro por organizações criminosas.
Foto: Reprodução. Com informações da Agência Brasil.