Promoções
Notícias
Notícias
AutomobilismoAviaçãoBem EstarBrasilCearáCiênciaCinemaComunicaçãoConcursosCOP30CulturaDestaqueDinheiroDireitos HumanosEconomiaEducaçãoEmpregoEntretenimentoEsporteFortalezaG20InternacionalLazerMeio AmbienteMercadoMundoMúsicaNegóciosPolitica InternacionalPolítica NacionalSaúdeSegurançaServiçoTecnologiaTurismoUtilidade PúblicaVeículosViolência
ProgramaçãoAnuncie
23:50
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
Notícias
Notícias→Economia→Câmara avança em projeto que impede desapropriação de imóveis invadidos

Câmara avança em projeto que impede desapropriação de imóveis invadidos

Texto aprovado reforça proteção à propriedade privada e estabelece critérios mais rígidos para reforma agrária

Por Jornalismo Tempo FM
19 de Setembro de 2025 às 08:51

Um projeto de lei que impede a desapropriação de imóveis invadidos para fins de reforma agrária foi aprovado nesta quinta-feira (18) pela Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara.

A proposta altera a lei de reforma agrária para evitar o chamado esbulho possessório — quando o proprietário legal de um imóvel perde a posse devido a invasão, violência ou retenção indevida.

Critérios para desapropriação


De acordo com o texto, propriedades produtivas só poderão ser desapropriadas para fins de reforma agrária se descumprirem, ao mesmo tempo, três requisitos ligados à função social da terra:

  • uso adequado dos recursos naturais e preservação ambiental;

  • cumprimento da legislação trabalhista;

  • utilização do solo para o bem-estar de proprietários e trabalhadores.

Substitutivo da relatora


O parecer aprovado foi o substitutivo da deputada Daniela Reinehr (PL-SC) ao Projeto de Lei 3578/24, apresentado pelo deputado Zé Silva (Solidariedade-MG).

O texto original previa que, em casos de desapropriação, a indenização ao proprietário não incluiria áreas invadidas. Já a relatora defendeu mudanças para reforçar a segurança jurídica dos donos de imóveis.

“Julgamos oportuno aprimorar o projeto para garantir que imóveis objeto de esbulho possessório não sejam desapropriados e que a desapropriação de imóveis produtivos só ocorra quando forem descumpridos simultaneamente os requisitos da função social da propriedade”, explicou Daniela Reinehr.

Próximos passos


O projeto ainda precisa ser votado no Plenário da Câmara. Caso seja aprovado, seguirá para o Senado e, posteriormente, para sanção presidencial antes de entrar em vigor.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
Com informações da Agência Câmara/O POVO.

Veja mais

Ceará
1.
Lula e Alckmin participam de inauguração do Polo Automotivo do Ceará, em Horizonte
© 2025, Tempo FM 103.9.
Todos os direitos reservados.
(85) 3264-3196tempofm@tempofm.com.br

Desenvolvido por
Ao vivoNotíciasProgramaçãoPromoçõesMais
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você
AO VIVO
Tempo FM 103.9 - O tempo todo com você