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Notícias→Economia→Pix parcelado vira complemento de crédito dos brasileiros.

Pix parcelado vira complemento de crédito dos brasileiros.

Estudo revela queda no uso do dinheiro físico para 6% em 2024 e a ascensão do Pix e cartão de crédito.

Por Jornalismo Tempo FM
16 de Julho de 2025 às 08:49

O Pix tem se tornado destaque entre os meios de pagamento dos brasileiros, principalmente com novas ferramentas, e se tornou um complemento do cartão de crédito pelos brasileiros, segundo mostra uma pesquisa realizada pelo Google.
O estudo revela que o Pix, lançado em novembro de 2020, já é utilizado por 92% das pessoas adultas no país e movimentou R$ 64 bilhões em 2024.
Em segundo lugar, o cartão de crédito segue como o meio de pagamento mais usado, sendo que 58% das pessoas tem gastado mais nesse meio nos últimos 5 anos.
Esse cenário é impulsionado pela classe A, que usa o cartão de crédito devido aos programas de recompensa ou vantagens, e pela classe D e E, que indicam o aumento de limite como fator essencial.
Mas, um movimento interessante surgiu no último ano.
 A ferramenta do Pix parcelado — que deve ser lançado ainda em setembro deste ano, mas que já está disponível em algumas instituições financeiras — já é conhecido por 52% das pessoas e disputa o lugar com o cartão de crédito devido à situação econômica vivida pelas pessoas.
De acordo com o Google, os brasileiros utilizam o cartão de crédito em compras de alto valor, mas, quando não querem comprometer o limite da conta com outros consumos, as pessoas preferem o parcelamento no Pix.
A ferramenta funciona dessa maneira: o valor do Pix é creditado em parcelas na conta do usuário e é recebido instantaneamente na conta do destinatário informado por ele.

Por exemplo, na compra de passagens ou estadias em hotéis, eletrônicos e móveis, o brasileiro recorre ao cartão de crédito no ambiente digital. E isso fez com que a emissão de cartões tenha mais que triplicado na última década.

Já no caso de assinaturas, consumo em aplicativos de entrega, compras online e pagamentos a familiares, o Pix é o protagonista.

Quando se trata do ambiente presencial, segundo o Google, o Pix é preferência para compras do dia a dia, restaurantes, entretenimento e prestadores de serviço.

Dessa maneira, atualmente cerca de 9 em cada 10 lojistas já possuem a opção de pagamento via Pix em seus negócios e a maioria prefere, inclusive, esse meio de pagamento.

Foto: Reprodução.

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