Notícias→Economia→Pix parcelado vira complemento de crédito dos brasileiros.
Pix parcelado vira complemento de crédito dos brasileiros.
Estudo revela queda no uso do dinheiro físico para 6% em 2024 e a ascensão do Pix e cartão de crédito.
Por Jornalismo Tempo FM
16 de Julho de 2025 às 08:49
O Pix tem se tornado destaque entre os meios de pagamento dos brasileiros, principalmente com novas ferramentas, e se tornou um complemento do cartão de crédito pelos brasileiros, segundo mostra uma pesquisa realizada pelo Google. O estudo revela que o Pix, lançado em novembro de 2020, já é utilizado por 92% das pessoas adultas no país e movimentou R$ 64 bilhões em 2024. Em segundo lugar, o cartão de crédito segue como o meio de pagamento mais usado, sendo que 58% das pessoas tem gastado mais nesse meio nos últimos 5 anos. Esse cenário é impulsionado pela classe A, que usa o cartão de crédito devido aos programas de recompensa ou vantagens, e pela classe D e E, que indicam o aumento de limite como fator essencial. Mas, um movimento interessante surgiu no último ano. A ferramenta do Pix parcelado — que deve ser lançado ainda em setembro deste ano, mas que já está disponível em algumas instituições financeiras — já é conhecido por 52% das pessoas e disputa o lugar com o cartão de crédito devido à situação econômica vivida pelas pessoas. De acordo com o Google, os brasileiros utilizam o cartão de crédito em compras de alto valor, mas, quando não querem comprometer o limite da conta com outros consumos, as pessoas preferem o parcelamento no Pix. A ferramenta funciona dessa maneira: o valor do Pix é creditado em parcelas na conta do usuário e é recebido instantaneamente na conta do destinatário informado por ele.
Por exemplo, na compra de passagens ou estadias em hotéis, eletrônicos e móveis, o brasileiro recorre ao cartão de crédito no ambiente digital. E isso fez com que a emissão de cartões tenha mais que triplicado na última década.
Já no caso de assinaturas, consumo em aplicativos de entrega, compras online e pagamentos a familiares, o Pix é o protagonista.
Quando se trata do ambiente presencial, segundo o Google, o Pix é preferência para compras do dia a dia, restaurantes, entretenimento e prestadores de serviço.
Dessa maneira, atualmente cerca de 9 em cada 10 lojistas já possuem a opção de pagamento via Pix em seus negócios e a maioria prefere, inclusive, esse meio de pagamento.